domingo, 21 de novembro de 2010

Gastroplastia - Técnica Sleeve

Há numerosas técnicas de cirurgia anti-obesidade, sendo que o Brasil ocupa posição de destaque tanto na parte científica quanto na criação de novas técnicas. Cabe, porém citarmos uma última possibilidade que vem ganhando espaço rapidamente. Chama-se “sleeve” gástrico ou gastrectomia vertical abaixo.

A perda de peso se dá unicamente por restrição à quantidade de alimento ingerido, sem que haja desvio intestinal do transito ou má-absorção. O procedimento consiste em redução do estômago, pode ser por vídeo cirurgia, em 85% do seu volume, diferentemente dos 95% na cirurgia de Capella, diminuindo assim os sintomas de vômitos. O estômago fica em forma de “banana”, preservando o piloro (vávula que permite a passagem gradual do estômago para o intestino). Assim, o estômago funciona normalmente, apesar da redução de volume, podendo o paciente alimentar-se com quase todos os tipos de alimentos, porém em pequenas quantidades. Aqui, a porção estomacal que produz a grelina (hormônio ligado à fome) é eliminada.

Por não haver desvio de transito, anemia, osteoporose, deficiência protéica e vitamínica são praticamente eliminadas. A critica é que por não haver associado um componente mal-absortivo, o paciente tem mais chance de voltar a engordar mais tarde. Por isso, estudos de seguimento de longo prazo estão sendo realizados.

* Achei bacana essa explicação num site (http://bulledebeaute.wordpress.com/2008/10/29/cirurgia-bariatrica-capitulo-2-quais-sao-as-tecnicas-de-cirurgia/) e botei aqui no bloguinho; o Dr. Almino (meu cirurgião) esta me convencendo que essa técnica será melhor para meu organismo. Pediu pra eu agendar a cirurgia, mas acho que vou passar com ele de novo pra conversarmos um pouco mais sobre as técnicas.

Um comentário:

Killya Aoki disse...

Olá!
Pesquisando na net achei seu blog. Muito bom, parabéns!
Fui submetida a gastroplastia pela técnica Sleeve, no dia 27 de janeiro de 2012.Fiz, ainda, a retirada da vesícula. Minha recuperação é muito rápida. Não sinto dores, posso andar para todo lugar. quanto a alimentação, estou na dieta líquida. Hoje é quarta-feira e já tomo meio copo de sucos, chás, água de côco, vitamina ou Yourgute. Os curativos são pequenos e fáceis de serem refeitos. Estou muito feliz pela decisão que tomei. Não sinto fome nem anciedade. Sei que tudo vem com o tempo, inclusive, a boa forma! Com a cirurgia estou mais disposta a fazer a reeducação alimentar que precisava.
A equipe que me operou é de primeira. São de Recife. Fiz pelo meu convênio. Comprei R$200,00 de medicação para ser tomada pós-cirurgia. Uso faixa bariátrica e Meia de média compressão Kendall.
fiz uma espécie de diário de tudo que passei. Vou fazer um blog para expôr minha experiência. Adorei sua idéia, se não se importa, posso copiar algumas informações técnicas do seu?
Espero que você tenha, igualmente sucesso, sempre!
Abraços.
Killya